quinta-feira, 17 de setembro de 2020

O que é RITMO?

     Ritmo é um substantivo masculino, que tem sua origem no grego rhythmos, e caracteriza-se pela sucessão regular de acontecimentos. O ritmo nada mais é do que algo que se repete, que gera movimento. Ele está inserido em tudo na nossa existência.

________________________________________

A vida do homem é cercada de acontecimentos rítmicos o tempo todo. Começando na gestação com os batimentos cardíacos, depois com outras frequências biológicas como a respiração, o piscar dos olhos, o caminhar, o dormir, o despertar... 




Não é apenas na atividade humana que podemos encontrar o ritmo, ele está presente também na natureza nas mais diversas ocasiões, como por exemplo no movimento das marés, na alternância entre dia e noite, na mudança das estações do ano ou na medida do tempo como horas, minutos, semanas e meses.       




    


IMPORTANTE: Observamos nesses exemplos que o ritmo nem sempre produz som! 

Isso acontece porque o ritmo natural não está associado ao som, mas aos eventos que se repetem, como no exemplo do movimento de rotação (dias e noites) e translação da Terra (estações do ano). Então, para ser considerado ritmo, deve haver uma ação que se repete, com ou sem som.




O ritmo também aparece em diferentes formas de arte: na dança, no desenho, na poesia, na arquitetura, na música…



________________________________________

Quando estudamos o ritmo musical, começamos por seus componentes básicos, que são o som e o silêncio. As várias combinações de som e silêncio formam padrões sonoros que são repetidos ao longo de uma melodia, dando assim origem ao ritmo, podendo ter uma "batida" constante ou variável.


Considerando os Parâmetros do Som, essas "batidas" podem ser fortes ou fracas (intensidade), longas ou curtas (duração), que são aplicadas à composição musical conforme a necessidade e desejo do compositor. O ritmo musical é importante para determinar a duração de cada som e de cada silêncio na música. 


E aí? Você já tinha percebido que o ritmo estava tão presente em sua vida? 

Você sabia que existia ritmo natural e ritmo musical ?

😊 Deixe uma resposta nos comentários, eu vou adorar saber!

________________________________________

Referências:

https://www.significados.com.br/ritmo/

https://pixabay.com/pt


Prof. Gisele Alves







Instrumentos Musicais: convencionais & não-convencionais

   Olá! 

⇨ Você já deve ter visto pessoalmente, pela TV ou pela Internet, alguns instrumentos musicais, não é mesmo? Talvez até você, algum parente ou conhecido saiba tocar algum instrumento musical como pandeiro, teclado, flauta, violão… 

           

Estes são os instrumentos musicais convencionais, ou seja, são objetos que foram fabricados exclusivamente para fazer música. 


         

⇨ No entanto, é possível produzir música com qualquer objeto, mesmo que ele não tenha sido fabricado para ser um instrumento musical, como por exemplo latas, potes, vassouras, bolas, copos, talheres, pratos, lápis, caixas...


Por esta razão, estes são chamados de instrumentos musicais não-convencionais.


__________________________________


Agora que já sabemos a principal diferença entre os instrumentos musicais convencionais e os  instrumentos musicais não-convencionais, responda:

  • Você toca algum instrumento musical convencional? Qual?


Há quanto tempo? Quais músicas mais gosta de tocar?


  • Você já criou algum instrumento musical não-convencional?

Quais objetos utilizou? Gostou da experiência?


  😊 Me conte nos comentários, vou adorar saber!


Prof. Gisele Alves




A linguagem artística: MÚSICA

  A música é uma linguagem artística muito antiga. Existem evidências arqueológicas encontradas em pinturas, gravuras e esculturas comprovan...